Pesquisar no blog

quinta-feira, agosto 02, 2012

Efeito da música no ambiente de loja


U
m dos itens que auxilia a composição de uma atmosfera de loja é a musica ambiente. A música tem o poder de influenciar o humor de nossos clientes e pode ditar a velocidade com que farão as compras e analisarão os produtos. A música estimula que o cliente compre mais. Quanto mais rápido o ritmo da música maior a velocidade que o cliente fará a compra, em compensação musicas mais lentas desaceleram o ritmo de compras e aumentam o tempo de permanecia do consumidor na loja. O vídeo abaixo mostra clientes olhando produtos em uma loja enquanto uma música rápida estava tocando e quando a música é trocada para um ritmo mais lento os clientes acabam olhando os produtos com mais calma.

Dessa forma é importante escolhermos com cuidado a seleção de musica ambiente, lembrando sempre que é principalmente para agradar os clientes, portanto essa seleção não será necessariamente o tipo de música favorita da equipe da loja, mas sim um estilo tranquilo que agrade a maioria das pessoas como MPB e baladas. Devemos nos atentar também ao volume do som, mantendo num nível que possibilite ouvir a música suavemente, como um fundo.  

A musica também melhora o trabalho da equipe, pois deixa os funcionários mais felizes e produtivos, diminuindo a rotatividade da equipe. Claro que para que isso ocorra não podemos colocar o mesmo CD para tocar o dia inteiro, pois nesse caso os funcionários ficarão irritados!!

Na farmácia a música pode auxiliar a criação de uma atmosfera de compras e influenciar o humor dos clientes. Quando a música é rápida os clientes aumentarão sua velocidade e ficarão menos tempo na loja e quando é mais lenta o cliente permanece mais tempo. 

Um comentário:

  1. Muito interessante!! A música tem efeitos realmente impressionantes sobre o humor e a saúde das pessoas, palavras musicadas tocam as emoções mais fácil e rapidamente que palavras ditas ou escritas.

    ResponderExcluir