Pesquisar no blog

quarta-feira, outubro 24, 2012

Novas Tecnologias Aplicadas ao Varejo - RFID


O
varejo é um setor muito dinâmico e podemos ver que novas tecnologias estão chegando e podem alterar completamente a forma como fazemos muitas coisas dentro da loja, desde o inventário de mercadorias até o pagamento no caixa.

O RFID (radio-frequency identification) é uma tecnologia que já alcançou diversos setores e cada vez está mais próximo ao setor farmacêutico. O método utilizado são sinais de radio que permite a identificação do produto à distância. É a mesma tecnologia utilizada no pedágio “Sem Parar” e que já está sendo usada, por exemplo, no varejo de moda. Por meio de uma antena implantada na embalagem ou no produto ela envia os dados para uma base transmissora dos dados. Com esse sistema, não há necessidade de ler item a item ao fazer um inventário, na conferencia de mercadoria ou até mesmo para passar o produto no caixa. O custo da antena ainda inviabiliza a implantação em ampla escala e em produtos de menor valor, porém acredito que esse problema será corrigido em breve. 

Ao lado segue a foto da antena, para vocês verem como é pequena, e o vídeo da loja do futuro com a tecnologia RFID. Abraços e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário